Menu

Tchivinguiro WebServices

Novo site com conteúdos antigos do Bravenet

Tchivinguiro + 1 causo, narrado por El Gâmbias by Antero Sete

Tchivinguiro + 1 causo, narrado por El Gâmbias.

No anterior, ao lembrarmos a figura do António Maluco abrimos um álbum de recordações naqueles que nos leram e outras figuras surgiram, entre elas o "Maneco"
que não sei se os nossos colegas mais recentes se vão lembrar ou ouviram falar dele.
O "Maneco", nome lendário na região e referência quando se falava em caçadas era...bom deixemos o A.L.Saraiva, "El Gâmbias", intrépido cavaleiro e domador de cavalos, o Fakir e o Chico (cavalos) se fossem vivos ainda hoje fugiriam dele, contar o "causo"...!

Do velho Maneco, conversei muitas vezes com esse homem baixinho, com alguma barriguinha, rosto tisnado e rugas secas de quem viveu sempre o sertão. Esse velho rijo "Manuel Pereira Fernandes" que viajou de carro boer de Capangombe até Benguela paras se aprovisionar dos bens essenciais e trazer alguma coisa de volta para o funanço e pequeno comércio gerido pela sua companheira, salvo o erro, Dona Beatriz, uma senhora cafusa, alta e magra, sempre bem disposta e pronta a fazer uma boa piroada com carne seca de impala e olongo para saciar a fome e fatiga dos "Cavaleiros Andantes" alunos do Tchivinguiro, a estagiar no Bruco.
O velho Maneco com o seu sotaque africanizado contava-nos muitas estórias das suas viagens em carros boer, das suas caçadas, etcetc.
Tive o privilégio de caçar com ele algumas vezes, na área de Capangombe, Tampa, Bruco, Bumbo. Esse homem era um autentico GPS. Nunca se enganava no caminho de regresso a casa e não só, a caça que ia ficando pendurada aqui e acolá, esses locais eram prontamente atingidos sem perda de tempo.
Ainda me lembro bem, de algumas estórias que ele nos contava sobre as suas viagens e suas caçadas. Quando se referia a um elefante terminava sempre dizendo: Grande bixo!
A.L.Saraiva, "El Gâmbias".

Go Back



Comment

Blog Search

Comments